Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

 À comunidade Leonística do DLC 12;
 

Companheiros e companheiras, cremos que informações não faltaram a respeito desta, o que podemos de chamar de mobilização internacional,  para o dia Mundial da Água
Segue esclarescimentos quanto ao tema de 2011.
                                   
Leonisticamente;
 
       Cláudio de Miranda Batista                               Sady Rogério Barbosa Oliveira
  Assessor de Meio Ambiente DLC 12                      Assessor Adj.  Meio Ambiente DLC 12
e-mail: 
claudiodmiranda@hotmail.com                     e-mail: sadyambiental@hotmail.com

A água que chega até nossas casas, ou às indústrias e até a água captada diretamente de uma nascente é uma solução de vários minerais que se dissolvem na água pela sua passagem pelo solo e encanamentos.

Esses minerais, quase que em sua totalidade sais, não comprometem o uso doméstico da água, mas, em algumas situações, normalmente quando ricas em sais de cálcio e magnésio, podem formar alguns sais insolúveis desses cátions e provocar incrustações e entupimentos das tubulações.
Além disso, a formação desses sais dificulta ou até impede a formação de espumas, dificultando a ação de detergentes e sabões. Nestes casos temos a chamada
água dura.
Classificação da dureza da água
A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio - geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto. Em concentrações acima de 150mg/L, água é classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e, abaixo de 75mg/L é chamada de água mole.

A água dura não é um risco de saúde, mas um incômodo por causa do acúmulo mineral em dispositivos elétricos e tubulações - principalmente em indústrias onde a água é utilizada para gerar vapor em caldeiras - e desempenho deficiente do sabão e/ou o detergente.
Observação: A rigor, a água é uma substância pura, mas a maioria das águas com que nos defrontamos na prática são, de fato, soluções aquosas.

A medida do pH é dividida em cerca de 14 (cuatroze) unidades arbitrárias, correspondendo ao pH 0 (zero) uma solução concentrada de ácido altamente corrosivo (ácido sulfúrico, ácido clorídrico), o pH 7 a uma solução neutra de água a 25°C e o pH 14 a uma solução concentrada de uma base altamente corrosiva (Hidróxido de sódio, Hidróxido de potássio). Os valores correspondentes aproximados de outras substâncias importantes (ou não) estão no quadro ao lado.
Coliformes

Coliformes fecais são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.
As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 ºC, valor de temperatura este que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.
São muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, e não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.
Surfactante

 É uma palavra derivada da contração da expressão “surface active agent”, termo que significa, literalmente, agente de atividade superficial. Outro termo em português que designa o mesmo tipo de substância é tensoativo.
 O surfactante (ou tensoativo) é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido.
 O termo interface denota o limite entre duas fases imiscíveis, enquanto o termo superfície indica que uma das fases é gasosa.
Outra propriedade fundamental dos surfactantes é a tendência de formar agregados chamados micelas que, geralmente, formam-se a baixas concentrações em água.
 A concentração mínima na qual inicia-se a formação de micelas chama-se concentração micelar crítica (CMC), sendo esta uma importante característica de um surfactante. Estas propriedades tornam os surfactantes adequados para uma ampla gama de aplicações industriais envolvendo: detergência, emulsificação, lubrificação, capacidade espumante, capacidade molhante, solubilização e dispersão de fases. Quando o surfactante é produzido por um microrganismo é chamado biossurfactante.
Tensão superficial
 É um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica.
As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula.
As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.
A tensão superficial está presente em situações interessantes: - Colocando-se cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, observa-se que ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água. -
A gota de água que se forma em uma torneira mantém sua forma devido a elasticidade na superfície da gota. - Num copo cheio de água, podemos acrescentar pequenos objetos sem que a água transborde. Isto ocorre porque a superfície da água comporta-se elasticamente.
A Escala de pH

Nenhum comentário:

Postar um comentário